Woman outdoors looking at camera

Como você quer ser quando envelhecer?

Nascer, crescer, reproduzir e… envelhecer!

Não tem jeito: envelhecer é o nosso (melhor) futuro. Então porque não planejarmos como queremos envelhecer?

O envelhecimento é um processo global, por isso nossa conversa de hoje vai além da pele. Além de envelhecer com beleza, queremos envelhecer com saúde! Por isso selecionei algumas dicas preciosas para quem quer usar o presente para construir um futuro melhor:

 

  • Faça exercícios físicos – o corpo precisa de suporte muscular, equilíbrio e flexibilidade, e isto nós só conseguimos quando nos exercitamos. O exercício físico comprovadamente melhora a qualidade de vida em qualquer idade, mas é quando envelhecemos que os sinais do sedentarismo se tornam mais evidentes. Procure uma atividade que lhe dê prazer, ou melhor: procure ter prazer nas atividades que lhe fazem bem!

 

  • Tenha uma alimentação equilibrada – As orientações nutricionais estão em constante mudança, o que dizem fazer bem hoje, amanhã dizem fazer mal… Mas o que nunca sai de moda é a dieta do bom senso: comer com moderação, preferir alimentos frescos a industrializados, diversificar o cardápio, não exagerar nas bebidas alcoólicas. Radicalismos alimentares (ou de qualquer natureza) geralmente não são sustentáveis nem para você nem para o planeta.

 

  • Bons relacionamentos – a felicidade está diretamente associada à qualidade dos nossos relacionamentos sociais: família, amigos, conhecidos, vizinhos… O ser humano em geral não é feliz sozinho, por isso cultive sua vida social, esteja aberto a novos amigos, puxe conversa, frequente locais públicos, participe do que puder para estar entre as pessoas que lhe agradam. São elas que lhe farão sorrir no futuro!

 

  • Cuide da sua aparência

Sim, agora chegamos na  minha área!

Primeiro, vamos esclarecer algumas coisas em que acredito: as pessoas mais bonitas são as que se SENTEM bonitas. Isto vale para qualquer idade. A autoconfiança é incrivelmente embelezadora, e o contrário também é verdadeiro. Conheço pessoas esteticamente lindas, mas extremamente desinteressantes. A beleza é mais que a imagem. A beleza no envelhecimento está em sentir-se bem com sua imagem: aceitar algumas alterações, melhorar o que for possível. Não necessariamente precisamos parecer mais jovens para ter uma boa aparência. PRECISAMOS PARECER SAUDÁVEIS!

As novas abordagens na dermatologia mudaram muito o conceito do que é envelhecer bem. Hoje buscamos a harmonia facial. Evitamos os exageros, aceitamos algumas rugas e sempre priorizamos uma pele que esbanje saúde, que tenha viço. O objetivo não é uma pele esticada, um lábio carnudo, muito menos um sorriso paralisado! A naturalidade é o “segredo” dos procedimentos estéticos bem sucedidos.

Para finalizar: ENVELHECER BEM É ENVELHECER FELIZ! Cultive bons hábitos, bons relacionamentos e não descuide de sua aparência, ela é que vai ser a responsável pela primeira impressão que as pessoas terão de você.